Ações da Boeing fecham em baixa de 4,7% em NY após avião da companhia cair na Índia

As ações da Boeing registraram uma forte queda na Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (12), após um avião fabricado pela companhia e operado pela Air India, a principal companhia aérea indiana, cair logo após a decolagem na cidade de Ahmedabad, no oeste do país. O voo tinha como destino o Aeroporto Gatwick, em Londres, com 242 pessoas a bordo.

Os ativos caíram 4,77%, a US$ 203,80, após chegarem a cair mais de 8% no início do pregão.

O voo AI 171 da Air India, um Boeing 787, caiu em uma área residencial chamada Meghani Nagar cinco minutos após decolar, às 13h38, horário local.

A notícia chegou no momento em que a fabricante de aviões norte-americana tenta reconstruir a confiança do mercado, do público e de autoridades sobre a segurança de suas aeronaves e em que a empresa tenta aumentar a produção sob o comando do presidente-executivo, Kelly Ortberg.

“É uma reação de reflexo (à queda do avião) e há novos temores sobre os problemas que afetaram as aeronaves da Boeing e a própria Boeing nos últimos anos”, disse Chris Beauchamp, analista do IG Group.

O CEO da Boeing, Kelly Ortberg, se pronunciou sobre o acidente envolvendo uma aeronave 787 Dreamliner operada pela Air India, principal aérea do país. O executivo prestou condolências e destacou que a empresa está mobilizada para apoiar as investigações sobre a queda do avião na cidade de Ahmedabad.

A Boeing informou ainda que deixará a cargo do Escritório de Investigação de Acidentes Aeronáuticos da Índia (AAIB) o fornecimento de informações sobre o voo 171 da Air India, em conformidade com o protocolo da Organização da Aviação Civil Internacional das Nações Unidas.

“Conversei com o presidente da Air India, N. Chandrasekaran, para oferecer nosso total apoio”, disse Ortberg. “Uma equipe da Boeing está pronta para colaborar com a investigação conduzida pelo Escritório de Investigação de Acidentes Aeronáuticos da Índia”, complementou o CEO.

O 787 Dreamliner é um avião bimotor de fuselagem larga. Este é o primeiro acidente fatal de uma aeronave Boeing 787, de acordo com o banco de dados da Aviation Safety Network.

 

Conecta Soluções e Investimentos – 2025

plugins premium WordPress