Ações da Boeing têm baixa de 8% em NY após avião da companhia cair na Índia

As ações da Boeing registram uma forte queda no pré-market da Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (12), após um avião fabricado pela companhia e operado pela Air India, a principal companhia aérea indiana, cair logo após a decolagem na cidade de Ahmedabad, no oeste do país. O voo tinha como destino o Aeroporto Gatwick, em Londres, 244 pessoas estavam a bordo. Às 8h (horário de Brasília), os ativos caíam 7,90%, a US$ 197,10, no pré-market.

Faiz Ahmed Kidwai, diretor-geral da diretoria de aviação civil, disse à Associated Press que o voo AI 171 da Air India, um Boeing 787, caiu em uma área residencial chamada Meghani Nagar cinco minutos após decolar, às 13h38, horário local.

A Boeing disse em comunicado que está ciente das notícias iniciais e que está trabalhando para reunir mais informações.

A notícia chega no momento em que a fabricante de aviões norte-americana tenta reconstruir a confiança do mercado, do público e de autoridades sobre a segurança de suas aeronaves e em que a empresa tenta aumentar a produção sob o comando do presidente-executivo, Kelly Ortberg.

“É uma reação de reflexo (à queda do avião) e há novos temores sobre os problemas que afetaram as aeronaves da Boeing e a própria Boeing nos últimos anos”, disse Chris Beauchamp, analista do IG Group.

Havia 232 passageiros e 12 tripulantes a bordo e equipes de emergência foram acionadas no aeroporto, disse Kidwai.

O presidente da companhia aérea, Natarajan Chandrasekaran, confirmou o acidente em comunicado. “Com profundo pesar, confirmo que o voo 171 da Air India, que seguia de Ahmedabad para Londres Gatwick, se envolveu em um acidente trágico hoje”, disse.

O executivo acrescentou que um centro de emergência foi ativado e uma equipe de apoio foi acionada para atender às famílias que buscam informações.

O 787 Dreamliner é um avião bimotor de fuselagem larga. Este é o primeiro acidente de uma aeronave Boeing 787, de acordo com o banco de dados da Aviation Safety Network.

Imagens de canais de televisão locais mostraram fumaça saindo do local do acidente, perto do aeroporto em Ahmedabad, uma cidade com uma população de mais de 5 milhões.

O ministro da aviação civil da Índia, Kinjarapu Rammohan Naidu, disse que equipes de resgate foram mobilizadas para o local do acidente.

“Chocado e devastado ao saber do acidente aéreo em Ahmedabad”, escreveu nas redes sociais. “Estamos em alerta máximo”.

 

(Com Estadão Conteúdo, Reuters e agências internacionais)

Conecta Soluções e Investimentos – 2025

plugins premium WordPress