Copom eleva Selic em 0,25 p.p., a 15%, e interrompe ciclo de altas

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (18), em decisão unânime. Com isso, a taxa básica de juros saiu do patamar de 14,75% para 15% ao ano.

No comunicado, os diretores afirmam que a decisão “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

O Comitê antecipou a interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado. Além disso, eles indicaram a manutenção dos juros no atual patamar por período bastante prolongado.

“O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em prosseguir no ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, dizem.

 

O mercado estava dividido quanto à decisão da quarta reunião do Copom deste ano. Antes da divulgação, 64,75% esperavam um novo ajuste e 34% apostavam em uma manutenção da taxa, segundo as Opções de Copom da B3.

A decisão vai à contramão, inclusive, do que indicava o último Boletim Focus. Os economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) projetavam que os juros ficariam estáveis em 14,75% até o final de 2025.

 

 

A trajetória do aperto da Selic

O Copom deu início ao atual aperto monetário na reunião de setembro de 2024, a fim de conter pressões inflacionárias e o avanço da atividade econômica acima do esperado. Na ocasião, os diretores elevaram a Selic de 10,50% para 10,75%.

A taxa subiu para 11,25% em novembro e encerrou o ano de 2024 em 12,25%, mas já com duas altas de 1 p.p. contratadas para as próximas reuniões.

Em 2025, como indicado, o ritmo de alta se manteve e os juros foram a 13,25% em janeiro, 14,25% em março e 14,75% ao ano em maio. O ajuste final, que levou a Selic a 15%, ocorreu nesta quarta-feira, segundo o Comitê.

Conecta Soluções e Investimentos – 2025

plugins premium WordPress