Ibovespa Futuro cai com aversão global ao risco após ataque de Israel ao Irã

O Ibovespa Futuro opera em baixa nas primeiras negociações desta sexta-feira (13), acompanhando a enorme aversão ao risco, conforme reagiam à escalada das tensões no Oriente Médio após Israel atacar instalações nucleares e fábrica de mísseis balísticos do Irã, o que provocava temores de uma guerra total e afetava uma série de ativos mais arriscados. Às 09h05 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em junho tinha desvalorização de 0,49%, cotado aos 137.465 pontos.

Israel disse na noite de quinta-feira (horário de Brasília) que havia atacado o Irã, enquanto a mídia iraniana afirmou que explosões foram ouvidas em Teerã, à medida que aumentavam as tensões sobre os esforços dos Estados Unidos para obter um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Nesta sexta, o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu que o Irã faça um acordo, sinalizando que há tempo para o país evitar “ataques já planejados ainda mais brutais”. A operação israelense derrubava ações globais e fazia os preços do petróleo dispararem.

Ainda no exterior, os investidores continuam atentos às disputas comerciais, à medida que aguardam mais detalhes sobre o acordo firmado nesta semana entre EUA e China para retomar uma trégua tarifária alcançada no mês passado.

Na cena doméstica, o foco continua em torno do impasse sobre a tentativa do governo de elevar alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, indicar que a Casa decidiu pautar a urgência de um decreto para sustar a proposta do governo.

Na frente de dados, os destaques foram números sobre o setor de serviços no Brasil, a serem divulgados pelo IBGE às 9h, e uma leitura da confiança do consumidor dos EUA, a ser publicada pela Universidade de Michigan, às 11h.

O volume do setor de serviços do Brasil cresceu 0,2% em relação a março e teve alta de 1,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,98%, S&P500 tinha desvalorização 0,90% e Nasdaq Futuro subia 1,13%.

 

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava em alta de 0,37%, aos R$ 5,563 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,39%, aos 5.578 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico também fecharam em baixa nesta sexta, quando Israel realizou um ataque militar ao Irã, visando seu programa nuclear, enquanto o Irã prometeu retaliar.

Os preços do petróleo sobem forte, depois que Israel lançou ataques aéreos contra o Irã sem apoio dos EUA, gerando preocupações sobre as perspectivas de fornecimento na região do Oriente Médio, rica em petróleo.

O petróleo chegou a subir 13%, o maior salto intradiário desde março de 2022, antes de reduzir os ganhos.

Conecta Soluções e Investimentos – 2025

plugins premium WordPress