O Irã lançou seis mísseis contra a base aérea norte-americana de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). O local abriga mais de 10 mil soltados.
Segundo informações das agências de notícias, os espaços aéreos dos Emirados Árabes e Catar estão fechado e foram são ouvidas explosões em Doha, a capital. O alerta de que o Irã estava preparando uma operação contra-ataque, nomeada “Anunciação da Vitória”, partiu de fontes vindas do governo de Israel.
O conflito armado ente os Estados Unidos e o Irã teve início no sábado à noite, após o exército americano bombardear três instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan. Desde então, se aguardava uma retaliação iraniana à operação militar Martelo da Meia-Noite.
Mais cedo, Ebrahim Zolfaqari, porta-voz do quartel-general militar central Khatam al-Anbiya do Irã, chamou o presidente dos EUA, Donald Trump, de “apostador” por se juntar à campanha militar de Israel contra a República Islâmica. Israel e Irã estão em conflito desde o dia 13 de junho.
“Sr. Trump, o apostador, o senhor pode começar esta guerra, mas seremos nós que a terminaremos”, disse.
Ontem, o parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota marítima para navios petroleiros no mundo e responsável por cerca de 30% do transporte global da commodity. No entanto, a decisão de fechar o Estreito de Ormuz está nas mãos do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.