O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24), em fala a jornalistas antes de embarcar para o encontro da Otan em Haia, na Holanda, que tanto Israel quanto o Irã violaram o cessar-fogo anunciado por ele horas antes, e admitiu que estava “realmente insatisfeito” com Israel após o acordo ter sido quebrado.
Trump criticou o governo israelense por “descarregar” logo após concordar com a trégua e negou qualquer possibilidade de reconstrução do programa nuclear iraniano. “As capacidades nucleares do Irã se foram”, afirmou. Ele também garantiu que nem Israel nem Irã reconstruirão mísseis nucleares.
Questionado sobre sua reação, Trump foi direto: “não estou feliz com Israel… também não estou feliz com o Irã, mas estou realmente insatisfeito com Israel”. Segundo ele, o país violou o cessar-fogo de forma precoce, prejudicando a tentativa de acalmar a situação no Oriente Médio.
O rompimento da trégua ocorre após novos disparos entre Israel e Irã, mesmo após o presidente Trump anunciar a suspensão das hostilidades.
Segundo as Forças Armadas de Israel, o Irã disparou ao menos quatro mísseis, provocando a morte de quatro pessoas na cidade de Beersheba, no sul do país. Em resposta, Israel afirmou ter bombardeado plataformas de lançamento no oeste iraniano e declarou que “responderá com força” a qualquer nova ofensiva.